Djokovic faz crescer a sua lenda com vitória épica selada depois das 3 da manhã

Por José Morgado - Junho 2, 2024
djokovic-roland

PARIS. FRANÇA. Novak Djokovic, número um do Mundo e campeão de 24 títulos de Grand Slam, escreveu na madrugada de sábado para domingo em Paris mais uma página de glória na sua lendária carreira, ao garantir a qualificação para os oitavos-de-final de Roland Garros pela 18.ª vez na sua vida, no encontro com o final mais tardio da história do maior torneio de terra batida do Mundo.

O sérvio de 37 anos resistiu a uma surreal batalha de quatro horas e meia diante do italiano Lorenzo Musetti, número 30 do Mundo, impondo-se por 7-5, 6-7(6), 2-6, 6-3 e 6-0, num encontro que começou perto das 11 da noite e que terminou…  às 3h08 da manhã. Djokovic, que em caso de derrota perdia a liderança do ranking mundial para Jannik Sinner, compatriota de Musetti, pareceu quase derrotado em muitos momentos, dando alguns sinais de limitação física preocupantes, mas encontrou forças e nível de jogo para dar a voltar de forma épica e confirmar o regresso aos 16 melhores do torneio francês.

Nos oitavos-de-final, que na sua parte do quadro se jogam na segunda-feira, Djokovic tem encontro marcado com o argentino Francisco Cerundolo. Será o primeiro encontro entre os dois.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt