Djokovic e o novo serviço de Alcaraz: «Temos de falar sobre direitos de autor»

Por José Morgado - Janeiro 20, 2026

Novak Djokovic mostrou que acompanha com atenção as novidades técnicas de Carlos Alcaraz, em particular as alterações no serviço do espanhol, cujo gesto é agora muito semelhante ao do sérvio. Questionado sobre o tema no Open da Austrália 2026, o número um mundial respondeu em tom bem-humorado.

Assim que vi o novo serviço, enviei-lhe uma mensagem. Disse-lhe: ‘Temos de falar sobre os direitos de autor’”, contou Djokovic, entre risos. O sérvio revelou que voltou a abordar o assunto pessoalmente: “Quando o vi aqui, disse-lhe que também tínhamos de falar sobre a percentagem dos ganhos. Cada ás que ele fizer, espero que me renda homenagem”.

Apesar da brincadeira, Djokovic deixou claro o respeito pelo jovem espanhol, sublinhando a capacidade de Alcaraz para evoluir constantemente o seu jogo. O episódio ilustra a boa relação entre ambos e o ambiente descontraído no circuito, mesmo entre dois dos principais protagonistas do ténis mundial.

Alcaraz e as mudanças no serviço: «Acham que é parecido com o do Djokovic?»

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com