Djokovic é eliminado por Vesely no Dubai e perde a liderança do ranking

Por José Morgado - Fevereiro 24, 2022
djokovic-vesely

Novak Djokovic, de 34 anos, foi esta quinta-feira surpreendido nos quartos-de-final do ATP 500 do Dubai, o seu primeiro torneio da temporada depois de tudo o que lhe aconteceu na Austrália, e vai perder a liderança do ranking mundial, que ocupa desde janeiro… de 2020. O sérvio estava obrigado a fazer melhor do que o russo Daniil Medvedev, segundo ATP, em Acapulco, mas este desaire prematuro nos Emirados Árabes Unidos garante que na próxima segunda-feira teremos um novo líder mundial.

O checo, antigo número um mundial de juniores mas atualmente no modesto 123.º posto do ranking ATP, fez uma exibição simplesmente incrível para derrotar o sérvio por 6-4 e 7-6(4), em quase duas horas de duelo, qualificando-se para a meia-final mais importante da sua vida no Dubai. Este foi o segundo encontro entre Vesely e Djokovic e o checo venceu… os dois. Recordista de semanas no topo do ranking mundial, Djokovic sabia que a perda da liderança ATP estava iminente, mas a derrota diante de Vesely é um das piores da sua carreira em termos de ranking!

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1496895108830183430

Nas meias-finais da prova, Vesely vai defrontar agora o vencedor do encontro entre o canadiano Denis Shapovalov e o lituano Ricardas Berankis, que jogam o último embate dos ‘quartos’.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com