Djokovic despede-se de Nadal: «Obrigado por teres feito de mim o jogador que sou»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 22, 2024

Novak Djokovic despediu-se de Rafael Nadal com uma mensagem muito emotiva, na qual lembrou uma das maiores rivalidades da história do desporto. O sérvio agradeceu o impacto que o espanhol teve na sua carreira e partilhou qual foi a grande marca que Rafa deixou no ténis e no desporto em geral.
MENSAGEM COMPLETA DE DJOKOVIC

Rafa, em primeiro lugar, parabéns pela tua carreira incrível. A tua família, a tua equipa e tu devem estar muito orgulhosos de tudo o que conseguiram ao longo da carreira durante mais de 20 anos. No balneário vamos ter sempre saudades dos teus aquecimentos, dos teus sprints, dos teus saltos, da tua competitividade no Parchis, os jogos que tinhas com a tua equipa antes dos teus encontros. Partilhámos muitos momentos divertidos no balneário, só espero que toda a gente celebre a tua carreira porque há muito que abraçar e celebrar, embora seja um dia triste para o ténis, para Espanha e para o desporto em geral que te retires.

O mais importante é a marca que deixas em termos de ligação com as pessoas, como inspiraste milhões de crianças de todo o mundo a pegar numa raquete de ténis. Como transmitias a tua paixão e o teu amor pelo jogo, como te desenvolvias no court, como respeitaste os adversários e todo o ecossistema do ténis ao longo da tua carreira. A tua tenacidade, o teu espírito de luta, a energia que criavas em todo o momento, a força, a potência, é algo que se estudará e que se vai transmitir a muitas gerações que querem ser como tu como pessoa e como grande campeão. Sinto-me muito honrado e emocionado por ter sido teu rival nos últimos quase 20 anos em que jogámos mais de 60 encontros.

Aprendi muito nos nossos encontros. Obrigado por teres feito de mim o jogador que sou e que fui nos últimos 20 anos. O mundo do ténis e do desporto vai sentir a falta da energia incrível que colocavas no court. Meu amigo, desejo-te a melhor das sortes com a tua fundação, com a tua família e com a tua Rafa Nadal Academy, que continua a prosperar, que continues a progredir por todo o Mundo, onde poderás difundir as experiências, o conhecimento, a paixão e o amor que tens pelo jogo à geração mais jovem. Muito obrigado e boa sorte, meu amigo.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt