Djokovic desiste de Xangai, confirma que não vai à China e abre luta pelo número 1

Por José Morgado - Setembro 17, 2023

Novak Djokovic, número um do Mundo e campeão de 24 títulos de Grand Slam, vai mesmo tirar um período de mini-férias depois de ter ajudado a Sérvia a qualificar-se para as Davis Cup Finals de Málaga, em novembro. O tenista de 36 anos anunciou a sua desistência do ATP Masters 1000 de Xangai, que regressa ao calendário este ano, e só deverá voltar a competir daqui a mês e meio para atacar os seus últimos três torneios da época: o ATP Masters 1000 de Paris, as ATP Finals de Turim e as já referidas Davis Cup Finals.

Esta situação abre uma grande chance para que Carlos Alcaraz possa recuperar a liderança do ranking mundial. É verdade que o espanhol está a mais de 3000 pontos do sérvio, mas Djokovic defende 2850 pontos até ao final da temporada — 750 dos quais nas próximas semanas, em que não vai competir — enquanto Alcaraz tem apenas a defender uns meros 360 pontos, uma vez que jogou (e ganhou) pouco em nesta fase da época passada.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt