Djokovic descola de Nadal no número de finais mas ainda está longe do pódio

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 7, 2023

Novak Djokovic não quer parar de somar triunfos e de reescrever os livros da história. É por isso que, aos 35 anos, se apurou para mais uma final ATP, logo na primeira semana da temporada, ao superar Daniil Medvedev em Adelaide. Desta forma, o atual número cinco do ranking ATP garante que vai lutar por um título do circuito principal pela 131.ª vez na carreira.

Com este feito, Djokovic descola de Rafael Nadal nesse departamento, já que entraram na nova temporada empatados, mas o pódio histórico ainda está longe para o sérvio. Basta ver o que o terceiro classificado é Ivan Lendl, com 146 finais. Roger Federer fechou a carreira com 157 e Jimmy Connors mantém-se dono e senhor do recorde, com 164. Até onde é que Djokovic e Nadal ainda vão escalar nesta tabela?

No que diz respeito a títulos, Nole tem hipótese de conquistar o seu 92.º, curiosamente para ficar empatado com Nadal numa estatística em que o líder também é Connors, com 109.

Djokovic joga muito e derrota Medvedev rumo à final de Adelaide

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt