Djokovic consolida estatuto de GOAT com quarto título no US Open

Por José Morgado - Setembro 11, 2023

Novak Djokovic, de 36 anos, consolidou este domingo o seu estatuto de melhor jogador de todos os tempos, ao conquistar a edição de 2023 do US Open, prova que não vencia desde 2018 e na qual esteve impedido de participar em 2022, por não estar vacinado contra a covid-19 e por isso não poder entrar em solo norte-americano. É o quarto título de Djokovic em Nova Iorque e o 24.º da carreira em torneios de Grand Slam, igualando o número de Margaret Court e isolando-se de Serena Williams (23), com quem partilhava o recorde entre homens e mulheres na Era Open. Os outros jogadores masculinos já tinham ficado para trás. Agora… só pode olhar para baixo.

Na final onde se tornou no jogador mais velho de sempre a vencer o US Open, Djokovic derrotou o russo Daniil Medvedev, número três ATP, vencedor do US Open em 2021 e ex-líder mundial, por 6-3, 7-6(5) e 6-3. A final acabou por ser marcada (e decidida) por um segundo set titânico de 1h45, no qual o sérvio acabou por sair por cima em mais um tie-break quase perfeito, depois de até ter tido a necessidade de salvar set point quando serviu a 5-6 na segunda partida.

Djokovic, que já garantido desde a primeira ronda que iria regressar à liderança do ranking ATP, ultrapassando Carlos Alcaraz, sobe igualmente à liderança da ATP Race, colocando-se em boa posição para acabar um ano no topo ATP… pela oitava vez!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com