Djokovic apanha (mais um) enorme susto mas avança no Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 17, 2024

Novak Djokovic, número um do Mundo e campeão do Australian Open por 10 ocasiões, entre as quais as últimas quatro vezes em que participou (2019, 2020, 2021 e 2023), confirmou esta quarta-feira o seu regresso à terceira ronda do torneio mais bem sucedido da sua carreira profissional, ainda que tenha apanhado mais um grande susto pelo segundo encontro consecutivo. O sérvio já perdeu mais sets em duas rondas na edição de 2024 do Happy Slam do que em toda a sua caminhada para o título em 2023!

Na segunda ronda, Djokovic, de 36 anos, derrotou o jovem australiano Alexei Popyrin, número 43 mundial e na melhor fase da sua carreira, por 6-3, 4-6, 7-6(4) e 6-3, num duelo de mais de três horas que fica marcado por um terceiro set de loucos, no qual recuperou de 4-5 0-40, salvando um total de quatro set points antes de conseguir impor-se de maneira improvável. Contas feitas, é a 30.ª vitória seguida de Djokovic num torneio onde não perde desde os ‘quartos’ de 2018 diante de Hyeon Chung.

Na terceira ronda, Djokovic vai defrontar o argentino Tomas Etcheverry, top 30 mundial que já somou vitórias sobre Andy Murray e Gael Monfils nesta primeira semana em Melbourne.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt