Djokovic: «A estrutura atual do ATP não funciona»

Por José Morgado - Novembro 20, 2021
djokovic-turim

Novak Djokovic, número um do Mundo e um dos fundadores da Professional Tennis Players Association (PTPA), voltou a defender este sábado que o circuito ATP não responde aos problemas dos jogadores e promove uma má distribuição das receitas geradas pela modalidade.

O sérvio de 34 anos recorreu a uma opinião recentemente publicada por Bob Green, um dos fundadores do ATP Tour nos anos 80. “Foi bom ler o Bob dizer que no seu tempo as receitas eram 50 por cento para os torneios e 50 por cento para os jogadores. Hoje em dia não é isso que se passa. Os jogadores ficam com 25% ou 30% e nos Grand Slams apenas uns 12 por cento. Toda a gente fala e escreve sobre o facto de os torneios distribuírem mais dinheiro pelos jogadores, mas ninguém refere que os torneios também estão a aumentar exponencialmente a sua faturação”.

Djokovic prossegue, lembrando que não procura ser popular com as suas opiniões. “Sei que incomodo muita gente no negócio do ténis, mas a estrutura do ATP atualmente não funciona. Estive no Conselho de Jogadores, sei aquilo que tentámos. Mas não funcionou. Há muitos jogadores de elite que não fazem parte da PTPA e eu lamento isso, mas espero que todos se dêem conta das coisas que digo”.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.