Digno de filme: Araújo chega à sua primeira final profissional… com raqueta emprestada

Por José Morgado - Abril 27, 2024
Pedro-Araujo
FOTO: Miguel Reis

Pedro Araújo, um dos jovens talentos do ténis português, viveu este sábado um momento muito especial para a sua ainda curta carreira, ao qualificar-se para a sua primeira final de singulares do circuito profissional,  no ITF M15 de Monastir, na Tunísia, para onde foi competir durante estas duas semanas.

O jovem lisboeta de 22 anos, treinado por Frederico Marques, histórico treinador de João Sousa durante mais de uma década, derrotou nas meias-finais da prova o sul-africano Kris Van Wyk, primeiro cabeça-de-série e número 409 do Mundo, por 6-3, 3-6 e 6-3, num encontro que se prolongou por 2h41 e no qual conseguiu virar de forma notável de 1-3 abaixo na terceira partida.

Tudo isto ganha ainda mais significado tendo em conta a semana que Araújo viveu na Tunísia. A sua mala, que era suposto ter chegado com ele a Monastir no último domingo de manhã… permanece está em parte incerta, pelo que tem competido com raquetas e roupa emprestada pelo seu parceiro de treinos e amigo Diogo Marques.

Na final de domingo, Araújo, que tem já confirmado o regresso ao top 700, vai defrontar o vencedor do encontro entre o cipriota Menelaos Efstathiou e o japonês Takuya Kumasaka.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt