Del Potro confirma retirada em lágrimas: «Foi o meu último encontro diante da minha gente»

Por José Morgado - Fevereiro 9, 2022

Juan Martín Del Potro confirmou esta terça-feira, minutos depois de perder na primeira ronda do ATP 250 de Buenos Aires, que o encontro diante de Federico Delbonis foi o último da sua carreira. O argentino de 33 anos, que jogou na capital do seu país o seu primeiro encontro desde junho de 2019, ainda tinha prevista a sua participação no Rio Open, na próxima semana, mas tal não vai acontecer.

“Vou lembrar-me deste momento para sempre. Cumpri todos os meus sonhos. O amor das pessoas é o meu maior troféu. Este foi o meu último encontro e estou contente por tê-lo jogado diante da minha gente. Tinha planeado jogar no Rio de Janeiro, mas hoje dei tudo o que sobrava. Tenho de pensar numa solução para a minha vida. Para viver sem dores. Preciso do meu joelho para poder viver sem dores. E isso vai além do ténis”, assumiu, em lágrimas, ainda em court, ideia que reforçou depois em conferência de imprensa.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/moyinis/status/1491221256804646912

Del Potro fez os possíveis ao longo dos últimos anos para voltar a competir, mas avisou em conferência de imprensa antes deste torneio que esta seria mais uma despedida do que um regresso, coisa que acabou por se confirmar. “Nem toda a gente vive isto. Poder retirar-se em campo, no seu país. Sinto-me sortudo por tê-lo vivido”, assumiu Del Potro, que deixou a sua fita do cabelo pendurada na rede após o final do encontro.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/jiastaburuagac/status/1491218742730457092

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com