Decore o nome! Bartunkova choca Bencic com apenas 19 anos e causa sensação em Melbourne

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 22, 2026

Há mais um nome para decorar! Nikola Bartunkova provocou um enorme choque no Australian Open e, com apenas 19 anos, tornou-se na primeira tenista a derrotar Belinda Bencic em 2026. A jovem promessa checa concretizou uma gigantesca surpresa e apurou-se para a terceira ronda do Australian Open, nesta que é a primeira vez que está a disputar o quadro principal de um Grand Slam.

Bartunkova, número 126 do Mundo, bateu a 10.ª classificada com os parciais 6-3, 0-6 e 6-4, impressionando ainda mais o facto de ter levado um pneu no segundo parcial para depois reagir da melhor maneira. Depois de liderar por 2-0 no terceiro set, Bartunkova viu Bencic ter 3-2 e dois break points a favor, num momento em que parecia ditar o fim da resistência da checa. Nada disso. No fim de contas, apurou-se para a terceira ronda e agora defronta Elise Mertens.

Quem dispensou drama e dúvidas foi Elena Rybakina. A 5.ª do ranking WTA controlou e bateu tranquilamente a francesa Varvara Gracheva (77.ª), mesmo com um primeiro set algo atribulado, com os parciais finais de 7-5 e 6-2. Segue-se Tereza Valentova, outra jovem checa.

Leia também:

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt