De Minaur e a experiência na Laver Cup: «Sou como um livro aberto»

Por José Morgado - Setembro 21, 2025
de-minaur

Alex de Miñaur foi uma das grandes figuras da jornada na Laver Cup 2025, em São Francisco. O australiano exibiu-se a um nível altíssimo frente a Alexander Zverev e venceu sem conceder qualquer hipótese ao alemão, num encontro resolvido em apenas 90 minutos. O número 9 mundial voltou a mostrar por que razão é uma das peças mais valiosas do ‘Team World’.

Em conferência de imprensa, De Miñaur explicou a importância do apoio que tem recebido durante a semana. “É espetacular ter Patrick Rafter e Andre Agassi no banco a apoiar-me. Tenho aprendido muito com eles, sou como um livro aberto em termos de receber informação. Hoje executei um grande plano de jogo. Os capitães dão muita energia e motivam-nos antes e depois dos encontros. Curiosamente, as três vezes que venci Zverev foram em competições de equipas”, afirmou.

O australiano destacou ainda a evolução do seu jogo na rede. “Subir à rede faz parte do meu estilo há cerca de dois anos e foi crucial para entrar no top 10. Ainda preciso de melhorar, porque os adversários batem cada vez mais forte na bola. Posso usar a minha velocidade não só para defender, mas também para atacar. Quanto mais arrisco subir, mais confortável me sinto”, explicou.

Por fim, De Miñaur realçou o impacto da sua capacidade de resposta ao serviço dos adversários. “O que não consigo com o serviço tento compensar com o resto. Tento sempre meter a bola em jogo e pressionar ponto a ponto. Talvez a quebra não apareça logo, mas sei que virá cedo ou tarde. Gosto de obrigar os rivais a jogar bolas infinitas, a sentir a pressão em cada jogo de serviço”, concluiu.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com