De Minaur abdica da Taça Davis para gerir condição física

Por José Morgado - Janeiro 6, 2026
deminaur

Alex de Miñaur explicou, em conferência de imprensa, a decisão de não integrar a seleção australiana na primeira ronda da Taça Davis 2026, depois de ter garantido o apuramento da Austrália para os quartos de final da United Cup. A eliminatória frente ao Equador está agendada para os dias 7 e 8 de fevereiro, apenas uma semana após a final do Open da Austrália, circunstância que pesou de forma decisiva na opção do tenista.

O número um australiano revelou que a prioridade passa pela gestão física, depois de um ano marcado por vários problemas. “Com as dificuldades que o meu corpo me deu ao longo do último ano, o mais inteligente era ficar de fora. Estarei disponível para a próxima”, afirmou.

De Miñaur reconheceu que não foi uma escolha fácil, sublinhando a importância da competição. “Foi uma decisão brutal. A Taça Davis tem sido a minha prioridade durante praticamente toda a minha carreira. Não há maior objetivo do que levantar o troféu”, confessou.

Apesar da ausência, o jogador mostrou plena confiança nos colegas que representarão a Austrália no Equador e garantiu que continuará a trabalhar para ajudar a equipa no futuro.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com