De brincar não teve nada! Berrettini vence batalha brutal com Auger-Aliassime e dá força à Europa

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 24, 2021

Se alguém ainda pensa que a Laver Cup é um torneio jogado a brincar… que esqueça já esse pensamento! Numa batalha verdadeiramente sensacional, Matteo Berrettini levou a melhor diante do grande amigo Felix Auger-Aliassime e aumentou a vantagem da Europa neste primeiro dia de competição para 2-0, já depois de Casper Ruud ter dado o pontapé de saída da melhor forma para os tricampeões.

O número 7 do ranking ATP resistiu num duelo incrível, com os parciais 6-7(3), 7-5 e 10-8, ao cabo de quase três horas de intensa batalha. Quanto à história do encontro, Auger-Aliassime deixou escapar uma vantagem de 5-2 no primeiro parcial e desperdiçou sete (!) set points até fechar com 7-3 no tie-break. A batalha continuou e Berrettini sobreviveu a dois pontos de break já com 5-5 na segunda partida, antes de ele próprio quebrar para forçar um terceiro parcial. Até aí houve incerteza, uma vez que o canadiano (11.º) teve um 7-5 na mão.

Desta maneira, a Europa passa a liderar por 2-0, já que as vitórias no primeiro dia valem um ponto. Ainda assim, a equipa do Mundo ainda tem oportunidade de deixar tudo empatado, mas para isso precisa de vencer os encontros da sessão noturna: Diego Schwartzman frente a Andrey Rublev e John Isner/Denis Shapovalov contra Alexander Zverev/Matteo Berrettini.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.