Court das ATP Finals será mais rápido do que o de Paris

Por José Morgado - Novembro 3, 2025
Turim

O court central das ATP Finals de Turim volta a destacar-se como um dos mais imponentes do circuito. Com 47 metros de comprimento, ultrapassa em sete metros o mínimo exigido para um court principal e é, de facto, o maior recinto de jogo utilizado no calendário do ATP Tour. A montagem da estrutura ficou novamente a cargo da empresa espanhola Greenset, liderada por Javier Sánchez Vicario, que concluiu a construção em apenas cinco dias — incluindo os três courts de treino, dois deles situados no clube de ténis adjacente ao pavilhão.

O Inalpi Arena, que acolhe a competição, tem uma capacidade máxima de 15.000 lugares, embora o limite para o ténis seja de 12.000 espectadores. Os oito melhores jogadores da temporada encontrarão em Turim condições muito semelhantes às do ano passado: uma superfície rápida e com ressalto vivo, características que favorecem o jogo ofensivo e diferem bastante do ritmo mais lento sentido no Masters 1000 de Paris.

As ATP Finals, que encerram a época do circuito masculino, prometem assim um espetáculo vibrante e tecnicamente exigente, num dos palcos mais modernos e desafiantes do ténis mundial.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com