Corrida para o Next Gen Finals: João Fonseca segue firme no top 8

Por Bruno da Silva - Maio 6, 2024
Miguel Reis/Bola Amarela

João Fonseca, 17 anos, após vencer sua primeira partida de Masters 1000 em Madrid, segue na sexta colocação da corrida para o Next Gen Finals, que acontece em dezembro, em Jeddah, na Arábia Saudita.

O torneio de fim de ano reúne os oito melhores tenistas sub 20 da ATP. Quem lidera a corrida segue sendo Arthur Fils, 19 anos, finalista no ano passado e 34º da ATP.

Leia também

Diego Schwartzman anuncia que vai se aposentar do tênis
Rublev vence final fantástica e conquista o segundo Masters da carreira em Madrid
Fim de Tsitsidosa: Badosa anuncia ponto final na relação com Tsitsipas

Em relação à atualização antes de Madrid, houve uma mudança entre os oito primeiros. O peruano Gonzalo Bueno, 20 anos e 277º da ATP, que, durante as duas semanas do Masters 1000 de Madrid, foi campeão do Challenger de Concepción e semifinalista em Porto Alegre, subiu para o sétimo lugar, ultrapassando Coleman Wong e tirando o paraguaio Adolfo Daniel Vallejo do top 8.

Além disso, o chinês Juncheng Shang, que também venceu um jogo na chave principal em Madrid, ultrapassou Alex Michelsen e passou a ser terceiro colocado.

TOP 8 DA CORRIDA PARA O NEXT GEN FINALS

1º Arthur Fils – 495 pontos

2º Jakub Mensik – 484

3º Juncheng Shang – 333

4º Alex Michelsen – 321

5º Luca Van Assche – 296

6º João Fonseca – 252

7º Gonzalo Bueno – 139

8º Coleman Wong – 115

Sequência da temporada

Fonseca, que é o tenista mais jovem do top 880 e o 226º do mundo, não tem torneios agendados para as próximas duas semanas. Seu próximo compromisso é o Challenger de Skopje, na Macedônia do Norte, que acontece na semana de 20 de maio, quando acontece também o qualifying de Roland Garros.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.