Cornet termina a carreira em Roland Garros com desaire diante de Zheng

Por José Morgado - Maio 28, 2024
cornet-RG24

PARIS. FRANÇA. Alizé Cornet, antiga top 15 mundial e figura emblemática do ténis feminino francês ao longo dos últimos 20 anos, disputou esta terça-feira o último encontro de singulares da sua carreira, ao perder na primeira ronda de Roland Garros diante da chinesa Zheng Qinwen, número oito do Mundo e vice-campeã do Australian Open, em janeiro.

A francesa de 34 anos, a disputar o quadro principal de um Grand Slam pela 72.ª vez — só Venus (93) e Serena Williams (81) têm mais na história do ténis –, teve honras de estádio Philippe Chatrier, mas acabou eliminada pela poderosa chinesa de 22 anos por 6-2 e 6-1, num encontro que apesar de tudo acabou por ser mais equilibrado do que aquilo que os parciais indicam. Zheng, uma das favoritas às rondas finais em Paris, vai defrontar a alemã Tamara Korpatsch ou a norte-americana Ashlyn Krueger na segunda ronda.

Cornet despede-se do ténis com alguns registos incríveis, como o facto de ter vencido a certa altura cinco de sete encontros diante de tenistas do top 10 em torneios de Grand Slam. As suas vítimas incluíram nomes como Serena Williams (em Wimbledon), Iga Swiatek e Garbiñe Muguruza.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com