Coric vira especialista contra top 10 a caminho de subida estratosférica em 2022

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 5, 2022

Borna Coric chegou a ser número 278 esta temporada, depois de ter cumprido um ano inteiro sem jogar devido a uma cirurgia que teve de fazer ao ombro direito. No entanto, 2022 foi uma temporada de reafirmação por parte do croata, que teve uma subida estratosférica para terminar no 26.º posto da hierarquia mundial masculina.

E como é que Coric o fez? Ao ser o jogador mais eficaz contra tenistas do top 10 esta época. O croata venceu quatro dos cinco duelos contra a elite do ténis mundial, pelo que ficou com 80 por cento de taxa de sucesso, até acima dos 78,8% de Novak Djokovic, que fechou com 11 vitórias e três derrotas.

Coric bateu Rafael Nadal, Felix Auger-Aliassime Stefanos Tsitsipas a caminho do título no Masters 1000 de Cincinnati, enquanto superou Tsitsipas novamente em Viena. A única derrota surgiu diante de Alexander Zverev em Miami, quando estava a regressar à ação.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt