This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Contas à lupa: o que Medvedev precisa para se tornar número um depois do Australian Open
Muito se tem falado sobre as hipóteses que Daniil Medvedev tem de se tornar o novo número um do Mundo se conquistar o Australian Open. No entanto, certamente já experimentou visitar sites que atualizam os rankings ao segundo e apercebeu-se de que nenhum tira os 2000 pontos do título que Novak Djokovic conquistou no ano passado em Melbourne Park, o que mantém sempre o sérvio na frente. Ora, nós explicamos tudo sobre esta possível ultrapassagem.
Desde já, dois pontos prévios. Um deles é que os pontos referentes a 2021 só vão cair a 21 de fevereiro, uma vez que a edição do ano passado aconteceu, como bem se recordam, mais tarde devido à pandemia de Covid-19. É por isso que, mesmo que ganhe a final, Medvedev nunca terá pontos suficientes para ultrapassar Djokovic na atualização desta segunda-feira, ainda que a distância seja residual nesse sentido: 11.015 para 10.925.
O outro ponto prévio é que Medvedev só tem hipóteses de ultrapassar nas próximas semanas se conquistar o título diante de Rafael Nadal. Posto isto, vamos às contas! O russo até pode saltar para o topo do ranking uma semana antes de os 2000 pontos de Djokovic saírem da lista. Nesse sentido, Medvedev salta para o trono do ranking ATP se vencer o Australian Open e o ATP 500 de Roterdão, para o qual está inscrito, isto se Djokovic não competir em qualquer torneio nas duas semanas seguintes ao Australian Open: para já, só tem o regresso marcado para o Dubai, a 21 de fevereiro.
Já se Medvedev não for a Roterdão ou qualquer outro torneio nas próximas três semanas, então torna-se número um do mundo no dia 21 de fevereiro se conquistar o título do Australian Open e tanto ele como Djokovic não competirem nas três semanas após o primeiro Grand Slam da temporada. Ou seja, se se sagrar campeão e ambos só competirem na semana de 21 de fevereiro, que é o que está previsto para Djokovic.
Importa ainda dizer que Medvedev tem a possibilidade de se tornar no terceiro russo a liderar o ranking mundial masculino, depois de Yegveny Kafelnikov (número um durante seis semanas em 1999) e Marat Safin (líder durante nove semanas em 2000/01). Além disso, pode tornar-se no primeiro jogador que não se chama Novak Djokovic, Roger Federer, Rafael Nadal ou Andy Murray a sentar-se no trono desde… Andy Roddick, então no início de 2004.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Australian Open 2022