CONFIRMADO: Pedro Sousa vai entrar no top 100 ATP

Por José Morgado - 8 Fevereiro, 2019

Terminou a espera: Pedro Sousa, de 30 anos, vai entrar esta segunda-feira, dia 11 de fevereiro de 2019, no top 100 mundial pela primeira vez na sua carreira, tornando-se no sexto jogador português da história a integrar essa relevante elite do circuito ATP. Sousa junta-se a (por ordem cronológica) Nuno Marques, Frederico Gil, Rui Machado, João Sousa e Gastão Elias no lote de tenistas que lograram tal feito.

Apesar de não competir esta semana em Córdoba (nem na próxima em Buenos Aires) devido a uma inflamação no cotovelo direito, o jogador do CIF beneficiou da perda de pontos de vários tenistas que estavam atrás de si para subir na classificação. Nesta altura, depois da eliminação de Marcos Baghdatis nos quartos-de-final em Montpellier, Sousa ocupa o 99.º posto do ranking provisório e já só poderá ser ultrapassado por mais um tenista (Juan Ignacio Londero, caso vença mais um encontro em Córdoba) pelo que o seu lugar no top 100… está assegurado!

Pedro Sousa está a tentar recuperar a tempo de competir na fase de qualificação do ATP 500 do Rio de Janeiro, dentro de oito dias, e seria nessa ocasião que jogaria enquanto top 100 mundial pela primeira vez. A entrada do lisboeta nessa elite vai ser oficializada esta segunda-feira pelo ATP Tour.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.