This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Confira todas as tenistas brasileiras que já furaram o top 100 da WTA
Desde a Olimpíada de Tóquio, quando Laura Pigossi e Luisa Stefani conquistaram medalha inédita para o Brasil, o tênis feminino do país tem crescido cada vez mais e voltado a contar com presença entre as melhores ranqueadas.
Ainda em 2021, Luisa Stefani teve excelente temporada como duplista alcançando a semifinal do US Open, partida em que sofreu grave lesão, e chegou a entrar no top 10.
Já em 2022, é impossível falar do tênis brasileiro sem mencionar Beatriz Haddad Maia. Com grande evolução, ela conquistou títulos, bateu marcas, alcançou a decisão de grandes torneios e ainda foi uma das poucas tenistas a vencer Iga Swiatek na temporada. Assim, Bia marcou seu lugar no top 15 – não só em simples, mas também nas duplas.
Antes de Bia e Laura terem seus espaços no top 100, outras duas tenistas haviam sido as últimas duas brasileiras a ter espaço na lista: Andrea Vieira chegou a ser 76º em 1989 enquanto Teliana Pereira em 2015 teve 43º lugar como o melhor ranking da carreira. Hoje, as duas são comentaristas na ESPN.
Destaque para Maria Esther
Claro que não poderia faltar menção honrosa a uma das tenistas mais importantes do país, considerando o circuito masculino também – Maria Esther Bueno. A brasileira foi a única do Brasil a ter a conquista de Wimbledon no currículo e encerrou a carreira com 19 títulos de Grand Slam – oito em simples, 11 em duplas e um de duplas mistas.
Por ter sido campeã do Major de grama por quatro vezes, Maria Esther foi considerada como a melhor do ranking por algumas temporadas. A questão é que isso nunca foi oficial já que a criação da WTA foi criada apenas em 1973 – época em que sua carreira já estava mais próxima de ser encerrada e podia ser vista como 29ª colocada.
Confira abaixo as tenistas brasileiras que fizeram parte do top 100 da WTA
Simples
12 – Beatriz Haddad Maia
29 – Maria Esther Bueno
32 – Niege Dias
43 – Teliana Pereira
48 – Patrícia Medrado
72 – Cláudia Monteiro
76 – Andréa Vieira
99 – Gisele Miró
100 – Laura Pigossi
Duplas
9 – Luisa Stefani
14 – Beatriz Haddad Maia
92 – Niege Dias
93 – Vanessa Menga
95 – Paula Gonçalves
96 – Cláudia Monteiro
96 – Ingrid Martins
Nessa quarta-feira, inicia o WTA 1000 de Indian Wells. Bia Haddad Maia estará presente nas chaves de simples e duplas, enquanto Luisa Stefani também estará presente no torneio.
- Categorias:
- Beatriz-Haddad-Maia
- Brasil
- Laura Pigossi
- Luisa Stefani
- Sem categoria
- WTA