Como Djokovic e Nadal andam de mãos dadas em tantos registos importantes

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 9, 2023
djokovic-nadal

Quando falamos dos números de Novak Djokovic, é impossível a comparação não ser Rafael Nadal em grande parte das ocasiões. Foi esse o caso quando o sérvio conquistou o ATP 250 de Adelaide, arrebatando o seu 92.º título da carreira, número que o deixa empatado precisamente com Rafa. Mas esse está longe de ser o único dado estatístico que une dois monstros do ténis mundial.

Basta lembrar a proximidade no recorde de títulos do Grand Slam, com Nadal na frente com 22, apenas mais um do que Djokovic, que vai à procura de restabelecer a igualdade já no Australian Open. No que diz respeito a Masters 1000, a vantagem é de Nole com 38, enquanto Rafa segue com 36. Se somarmos todos os grandes troféus, Djokovic abre um pouco mais a distância (65-59), ao passo que o confronto direto se encontra equilibradíssimo (30-29).

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt