Com título em Strasbourg, Svitolina alcança incrível marca em 20 finais na carreira

Por Bruno da Silva - Maio 27, 2023
svitolina strasbourg
Divulgação/WTA

Ex-número 3 do mundo, Elina Svitolina retornou ao circuito em abril depois de ser mamãe pela primeira vez e, neste sábado (27), venceu seu primeiro título desde o nascimento da filha Skai. Ela derrotou a russa Anna Blinkova na decisão do WTA 250 de Strasbourg, na França, e venceu sua 17ª final em 20 disputadas. Assim, escreveu mais uma marca incrível em sua bem-sucedida carreira.

Com o título na França, Svitolina, uma das tenistas mais regulares dos últimos anos, agora tem o melhor aproveitamento na história em suas primeiras 20 finais da carreira, com 17 vitórias e três derrotas. Das últimas 14, ela só perdeu uma – WTA Finals 2019, contra Ashleigh Barty. Na sequência desse ranking, vem Chris Evert (16-4), Serena Williams, Petra Kvitova, Martina Hingis e Maria Sharapova (15-5).

No seu currículo, Svitolina tem um WTA Finals e quatro WTA 1000. Ainda falta o tão sonhado Grand Slam, mas a ucraniana mostra que, aos poucos, vai voltando a seu melhor.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.