Collins deixa Swiatek em estado de choque e segue para os ‘oitavos’ em Roma
Já não resta a mínima dúvida de que Iga Swiatek está metida numa crise. A número dois do Mundo caiu com estrondo na terceira ronda do WTA 1000 de Roma, onde é a campeã em título, ao ceder perante uma enorme exibição de Danielle Collins (35.ª), tenista que nunca na sua carreira tinha derrotado uma jogadora do top 5 mundial em terra batida.
No habitat natural da polaca, Collins exibiu-se de forma brilhante para triunfar com os parciais 6-1 e 7-5, ao cabo de 1h44, num encontro em que Swiatek se voltou a mostrar irreconhecível em muitos momentos. A norte-americana de 31 anos chegou mesmo a ameaçar o pneu no primeiro set, enquanto no segundo reagiu a um break sofrido logo de entrada, enquanto salvou break points a 4-4. Até nem aproveitou o primeiro match point, enquanto fechou no serviço de Iga para selar o 7-5.
Assim, Collins avança para os oitavos-de-final, ficando à espera de Elina Svitolina ou Hailey Baptiste, enquanto Swiatek cai antes dos ‘quartos’ de um torneio pela primeira vez esta época. No entanto, fica garantido que vai chegar a Roland Garros sem vencer qualquer título de singulares… desde Roland Garros do ano passado. Além disso, vai cair para a quarta posição e até pode descer para quinto se Jasmine Paolini se sagrar campeã em Roma.