Choque em Itália: Sinner abdica das Davis Cup Finals 2025

Por José Morgado - Outubro 20, 2025
sinner davis
Divulgação/FITP

Jannik Sinner, número 2 do ranking mundial, não vai representar a seleção italiana nas Davis Cup Finals 2025. A decisão do tenista, anunciada pela Federação Italiana, apanhou o país de surpresa e deixa em aberto o futuro imediato da equipa que conquistou o troféu nas duas últimas edições.

“Jannik Sinner não estará disponível para esta edição”, confirmou o capitão Filippo Volandri, visivelmente resignado perante a ausência do seu principal jogador. A notícia chega poucas semanas depois de Sinner ter encerrado uma das temporadas mais exigentes da sua carreira, marcada por longas batalhas nos grandes palcos do circuito ATP.

O italiano, de 24 anos, terá optado por uma pausa estratégica, alegadamente para recuperar fisicamente e preparar a próxima época com maior frescura. A decisão surge também num momento em que Sinner tem presença assegurada nas ATP Finals, em Turim, e procura consolidar a sua posição entre a elite do ténis mundial.

Sem o seu líder, a seleção italiana enfrentará as finais em Bolonha com um grupo composto por Matteo Berrettini, Lorenzo Musetti, Flavio Cobolli, Simone Bolelli e Andrea Vavassori. Apesar do otimismo de Volandri, a ausência de Sinner representa um golpe duro para as ambições da equipa, que sonhava com um histórico “tricampeonato” da Taça Davis.

A decisão de Sinner, inesperada e simbólica, marca o fim de um ciclo dourado e lança uma sombra de incerteza sobre o futuro da armada italiana.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com