Chegar à terra batida só com um torneio? Nadal arrasou quando isso aconteceu

Por Bola Amarela - Abril 12, 2021

Rafael Nadal vai voltar à competição pela primeira vez desde que foi eliminado do Australian Open. O agora número 3 do mundo prepara-se para arrancar a campanha na terra batida, o seu habitat natural, no Masters 1000 de Monte Carlo, mas num cenário raríssimo na sua carreira. É que desde 2005, ano em que disputou Roland Garros pela primeira vez, o maiorquino só por uma vez chegou ao pó de tijolo com um torneio nas pernas.

Recuemos, então, a 2018. Nesse ano, o tenista de 34 anos também só fez o Australian Open, sendo que, curiosamente, caiu na mesma e também se lesionou. Na altura, desistiu mesmo nos quartos-de-final diante de Marin Cilic, mas isso não o afetou minimamente. Sendo certo que teve uma eliminatória da Taça Davis – ajudou a bater a Alemanha – pelo meio, o regresso ao circuito ATP deu-se em Monte Carlo, sendo que ainda jogou Barcelona, Madrid, Roma e Roland Garros, o mesmo plano para 2021.

O resultado? Dificilmente podia ter sido melhor. É que Nadal ‘limpou’ Monte Carlo e Barcelona sem perder qualquer set, antes de cair nos ‘quartos’ em Madrid, aos pés de Dominic Thiem. Em Roma voltou aos troféus, cedendo somente dois sets nessa caminhada, enquanto festejou novo título em Roland Garros, perdendo apenas um parcial em todo o torneio. Como é que vai reagir este ano?