Checas e Russas salvam match points e avistam final
O ténis no feminino faz-se por seleções este fim-de-semana e, ao final do primeiro dia de ação, muito trabalho ficou adiantado por parte das equipas mais cotadas. A República Checa e Rússia fizeram valer o fator casa e adiantara-se para 2-0 nos respetivos confrontos das meias-finais, ficando a um passo de assegurar um lugar na final da Fed Cup2015.
Tendo pela frente a aguerrida e jovem seleção francesa, as vencedoras de três das últimas quatro edições não tiveram a vida propriamente facilitada. Lucie Safarova precisou mesmo de salvar cinco match points para levar de vencida Carolina Garcia, por 4-6, 7-6 e 6-1, ao passo que Petra Kvitova teve bem menos trabalho para vencer Kristina Mladenovic por 6-3 e 6-4, num encontro que marcou o seu regresso à competição, depois de quase dois meses afastada.
Quem também precisou de salvar um match points foi Anastasia Pavlyuchenkova, frente a Sabine Lisicki. A 38.º do ranking impôs-se por 4-6, 7-6(4) e 6-3, dando o 2-0 à Rússia, no confronto com a Alemanha, já que Svetlana Kuznetsova venceu o primeiro singular diante Julia Goerges (6-4 e 6-4).
Rússia e República Checa precisam apenas de mais uma vitória para garantirem um lugar na final, que será disputada em novembro.
Play-offs Grupo Mundial
Bem mais equilibrados foram os confrontos entre as seleções que aspiram a um lugar no Grupo Mundial na próxima temporada. Num dos encontros mais aguardados do dia, Agnieszka Radwanska superiorizou-se a Martina Hingis, que não disputava um encontro oficial de singulares há oito anos e não marcava presença na Fed Cup há 17. Depois da número um polaca fazer o 1-0, com os parciais de 6-4 e 6-0, Timea Bacsinszky empatou o confronto (d. Urszula Radwanska por 6-2 e 6-1).
No duelo entre os EUA e a Itália, tudo empatado. Serena Williams levou a melhor sobre Camila Giorgi (7-6(5) e 6-2) e, de seguida, Sara Errani bateu Lauren Davis por 6-1 e 6-2. Tudo igual também no marcador partilhado pela Holanda e pela Austrália. Kiki Bertens venceu Jarmila Gajdosova, por 6-1 e 6-3, mas Casey Dellacqua respondeu na mesma moeda, triunfando frente a Rus Arantxa, por 7-6 e 6-3.
Um dia bem mais calmo teve a seleção sérvia frente ao Paraguai. Aleksandra Krunic foi a primeira a entrar em court e não desiludiu o seu público, abrindo caminho para Ana Ivanovic, que cedeu apenas dois jogos frente a Montserrat Gonzalez, vencendo por 6-2 e 6-0. Já o Canadá, não conseguiu ir além do empate neste primeiro dia do confronto com a Roménia. Abranda Françoise derrotou Irina-Camila Begu, por 6-4, 5-7 e 6-4, mas Eugenie Bouchard revelou-se incapaz de dilatar a vantagem, ao ser eliminado por Alexandra Dulgheru, pelos parciais de 6-4 e 6-4. É a sétima derrota consecutiva para a número sete mundial.
Restantes resultados do primeiro dia:
Eslováquia 2 – 0 Suécia
Japão 1 – 1 Bielorrússia
Argentina 0 – 2 Espanha