Caroline Garcia surpreende e anuncia retirada do ténis

Por José Morgado - Maio 23, 2025

Caroline Garcia, ex-top 5 mundial e uma das jogadoras francesas mais marcantes dos últimos anos, anunciou esta sexta-feira que vai retirar-se nas próximas semanas e que esta será a última vez que compete em Roland Garros.

A gaulesa de 30 anos revelou nas redes sociais que ainda vai disputar mais alguns eventos, mas que esta será a 14.ª e última vez no maior torneio do seu país, que ganhou por várias vezes na variante de pares ao lado de Kristina Mladenovic. Em singulares, o seu maior feito foi o título das WTA Finals em 2022.

MENSAGEM COMPLETA:

Querido ténis,

Chegou a hora de dizer adeus.
Depois de 15 anos a competir ao mais alto nível, e de mais de 25 anos a dedicar praticamente cada segundo da minha vida a este desporto, sinto-me pronta para começar um novo capítulo.

A minha jornada no ténis nem sempre foi fácil. Desde muito cedo, o ténis foi muito mais do que ganhar ou perder. Foi amor ou ódio. Felicidade ou frustração.
Ainda assim, estou profundamente grata por esta viagem — por tudo o que o ténis me deu, e por tudo o que me ajudou a tornar-me: uma mulher forte, apaixonada e trabalhadora.

Mas agora, chegou o momento de seguir outro caminho. O meu corpo e os meus objetivos pessoais assim o exigem.

Contudo, isto ainda não acabou — pelo menos, não já. Ainda me restam alguns torneios.
O primeiro é em casa, em Roland Garros. A minha 14.ª participação consecutiva. E a última.
Por isso, a toda a minha família do ténis que por lá estiver: vamos encontrar-nos uma última vez, para sonhar e lutar juntos.

Nos próximos dias haverá tempo para partilhar o que me espera a seguir. Mas, por agora, quero apenas focar-me em viver estas últimas semanas como tenista profissional da forma mais intensa possível.

Muito obrigada por todo o apoio. Até já, dentro do court ❤️

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com