This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Caroline Garcia diz que decidiu retirar-se no início da temporada

A francesa Caroline Garcia anunciou que se retirará do ténis profissional após a sua participação em Roland Garros 2025, que marcará a sua última presença no Grand Slam parisiense. A atleta de 31 anos revelou que a decisão foi tomada no início do ano, mas optou por comunicá-la agora, às vésperas do torneio, numa conferência de imprensa emotiva.
“Tomei a decisão no início do ano; não tinha a certeza se deveria anunciá-la ou não, mas, à medida que o torneio se aproximava, senti-me mais emotiva, então achei que era o momento certo”, afirmou Garcia. “Estou a desfrutar de cada minuto, por isso estou em paz com a minha decisão. Não a tomei devido às dores; não está relacionada com isso.”
Garcia explicou que, embora as lesões não tenham sido o fator determinante para a sua retirada, o desgaste físico e mental acumulado ao longo dos anos pesou na decisão. “Com a dor nas costas, pensei muito, ao ponto de me dizer: ‘Talvez já não valha a pena neste momento’. Tem sido uma luta diária, isso é verdade, um desconforto constante.”
A francesa também refletiu sobre os desafios de competir enquanto lidava com dores e pressões constantes. “Agora acredito que, na minha carreira, joguei demasiados torneios quando nem sequer estava a 90%, mas se podes caminhar, pensas que também podes jogar ténis.”
Garcia, que alcançou o quarto lugar no ranking mundial em 2018, conquistou 11 títulos de singulares no circuito WTA, incluindo três WTA 1000. Em 2022, venceu as WTA Finals e foi semifinalista no US Open. Além disso, destacou-se em pares, vencendo Roland Garros em 2016 e 2022 ao lado de Kristina Mladenovic.
Apesar dos sucessos, Garcia admitiu que, em 2024, chegou a odiar o ténis e tudo o que o rodeava, levando-a a fazer uma pausa na carreira para refletir. “Depois de um tempo, percebi que realmente amo o ténis por tudo o que traz à minha vida, então quis jogar mais uma temporada… mas à minha maneira, com o equilíbrio perfeito entre a minha vida pessoal e profissional.”
Caroline Garcia enfrentará Bernarda Pera na primeira ronda de Roland Garros, naquele que será o seu último torneio como profissional. A tenista expressou o desejo de aproveitar cada momento desta despedida em casa, encerrando uma carreira marcada por conquistas e superações.
- Categorias:
- Roland Garros
- WTA