Brooksby joga muito e arruma Ruud em encontro louco no Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 19, 2023

Surpresa, surpresa! Depois de Rafael Nadal, o primeiro cabeça-de-série do Australian Open ser eliminado logo na segunda ronda, agora foi a vez de Casper Ruud, o segundo pré-designado, também fazer as malas em Melbourne Park. O norueguês, que tinha oportunidade de sair da Austrália como número um do Mundo, esteve longe do seu melhor e não conseguiu contrariar uma exibição altamente inspirada de Jenson Brooksby.

O norte-americano, número 39 do Mundo, brilhou numa batalha extenuante, triunfando com os parciais 6-3, 7-5, 6-7(4) e 6-2, ao cabo de quase quatro horas. Mas foi mesmo um duelo louco, com Brooksby a anular uma série de oportunidades de Ruud ao longo das duas primeiras partidas, antes de parecer que ia sofrer uma reviravolta épica. É que o norte-americano liderou por 5-2, teve três match points no serviço a 5-4 e, de repente, viu-se no quarto parcial.

A verdade é que Brooksby voltou com tudo para o terceiro set e recuperou o virtuosismo, para acumular vários winners de encher o olho, enquanto Ruud voltou a cair a pique em termos de rendimento, ao acumular 54 erros não forçados. Assim, Ruud desaponta e fica pelo caminho, enquanto Brooksby, a fazer a sua estreia no Australian Open, vai medir forças com o compatriota Tommy Paul na luta por um lugar nos oitavos-de-final.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt