Brasileiras se preparam para o Engie Open na Semana de Treinamento da CBT em Feira de Santana

Por Thomas Alencar - Julho 28, 2023
Engie Open
Divulgação

A dois dias do início do ENGIE Open – ITF W60 de Feira de Santana, na Bahia, algumas brasileiras finalizam a preparação para o torneio durante a Semana de Treinamento Feminino, promovida pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Seis tenistas já estão na cidade desde terça-feira (25), onde intensificam os trabalhos, além de trocarem informações entre si e com os treinadores. A competição conta com a parceria da SUDESB e da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.

Para a paulista Ana Candiotto, que participa do evento e está na chave principal do ENGIE Open, o período é uma oportunidade para as atletas se habituarem ao local do torneio: “Ter essa chance de chegar antes e poder treinar por mais tempo é realmente diferente do que estamos acostumadas, já que estamos sempre viajando”, destacou.

Além de Candiotto, as tenistas Carolina Meligeni, Olívia Carneiro, Pietra Rivoli, Carolina Bohrer Martins e Isabeli Andreola, todas com seus respectivos treinadores, participam do encontro.

Luiz Peniza, auxiliar técnico do Time Brasil BRB na Billie Jean King Cup e que comanda a Semana, o evento faz com que as tenistas aumentem o ritmo em quadra e levem o trabalho realizado para a competição. “O nosso objetivo aqui é fazer com que todas saiam fortalecidas dos treinos e entrem nos seus respectivos calendários com uma pegada mais intensa. Por isso é importante realizarmos as vésperas do torneio”, explicou.

Para a tenista número 3 do Brasil, Carolina Meligeni, poder jogar no país é um incentivo para se entregar ainda mais em quadra: “Estou muito feliz de poder jogar em casa e conseguir trazer toda a equipe para me acompanhar na competição. Venho me preparando bastante nas últimas semanas e estou fazendo uma boa temporada, o que me faz ter boas expectativas”, comentou Carol, que venceu o maior torneio da carreira em maio deste ano, o ITF W25 Platja D’Aro, na Espanha.

O ENGIE Open leva o tênis feminino de volta à Bahia após 10 anos. O torneio conta com nomes expressivos da modalidade, como a ex-número 1 de duplas e ex-top 10 de simples, a francesa Kristina Mladenovic. Entre as brasileiras, além de Meligeni e Candiotto, Laura Pigossi e Gabriela Cé também estão na chave principal da competição.

Me formei em jornalismo em 2017. No ano seguinte, trabalhei com assessoria política e logo em seguida, entrei para o portal VAVEL Brasil. Alguns meses depois, tornei-me coordenador da editoria Nordeste e Rio de Janeiro. No início de 2023, entrei para o site Bola Amarela, que é especializado na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.