Borges brilha para bater top 15 e está nos ‘oitavos’ de um Masters 1000 pela segunda vez
Nuno Borges, número um nacional e 43.º colocado do ranking ATP, viveu esta quinta-feira mais um momento marcante para a sua carreira, ao qualificar-se para os oitavos-de-final do ATP Masters 1000 de Montreal, no Canadá, às custas de uma das melhores vitórias da sua vida. É a segunda vez que Borges chega ao top 16 de um torneio desta categoria na sua vida, depois de tê-lo feito também em Roma este ano, em maio.
Na segunda ronda da prova, Borges, de 27 anos, derrotou o francês Ugo Humbert, número 15 do Mundo, por 3-6, 7-6(2) e 7-6(4), numa fabulosa batalha de quase três horas em que chegou a estar a perder por 3-6 e 1-3 e depois a salvar match point já na reta final da terceira partida (no 10.º jogo). O português fez uma exibição taticamente irrepreensível e foi praticamente perfeito nos dois tiebreaks para levar a melhor sobre o francês. É a quarta vitória de Borges sobre um top 20 ATP na sua carreira (três delas sobre top 15). As três anteriores já haviam sido em 2024.
Agora, nos oitavos-de-final de sexta-feira, Borges tem encontro marcado com Kei Nishikori, ex-top 5 mundial, naquele que será o primeiro encontro entre os dois.