Blinkova e Rybakina disputaram o tie-break mais longo da história dos Grand Slams

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 18, 2024

Anna Blinkova Elena Rybakina reescreveram a história num tie-break absolutamente memorável na terceira partida da segunda ronda do Australian Open. A russa concretizou uma surpresa monumental para bater a vice-campeã em título com o inacreditável parcial 22-20, isto depois de salvar seis match points e de fechar à sua nona oportunidade.

Para que se tenha noção, o tie-break — que se disputa até aos dez pontos no terceiro set — durou mais de meia hora e fixou um recorde na história dos torneios do Grand Slam. É que nunca tinha havido um tie-break com 42 pontos em qualquer Major anterior, mesmo contabilizando também o ténis masculino.

O recorde anterior estava nos 38 pontos, que se verificou duas vezes. A primeira foi no Australian Open de 2007, com Jo-Wilfried Tsonga a ganhar esse tie-break por 20-18, enquanto Lesia Tsurenko venceu a última partida diante de Anna Bogdan em Wimbledon 2023 com o mesmo resultado.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt