Bia Haddad vence pela primeira vez em 2025 após reviravolta no Australian Open

Por Bruno da Silva - Janeiro 14, 2025
bia haddad aus open 25
Divulgação/Australian Open

Não foi bonito, mas Bia Haddad (17ª da WTA) conseguiu a primeira vitória na temporada 2025 e superou a estreia do Australian Open na noite desta segunda-feira (13). A brasileira bateu a qualifier Julia Riera (146ª), com os parciais de 4-6, 7-5 e 6-2, em 2h42.

Bia Haddad teve a primeira quebra do set inicial, mas deixou escapar e não voltou a jogar bem por um longo tempo. A brasileira teve dificuldades para tomar iniciativa dos pontos e não aproveitou muitas das oportunidades que dispunha, enquanto que Riera se mostrava mais consistente em court.

Na reta final do segundo set, a ex-top 10 subiu um pouco a agressividade e venceu os dois jogos finais que foram épicos — no 11º, quebrou após nove deuces e, na sequência, forçou o terceiro set virando um 0-40 no seu serviço.

O equilíbrio manteve-se no início do terceiro set, até que Bia conseguiu a primeira quebra no quinto jogo. Na sequência, ela enfrentou um 15-40, mas resistiu para consolidar o break. Depois disso, pela primeira vez, Riera mostrou sinais de abatimento e a brasileira fechou o duelo ao vencer os últimos cinco jogos.

Leia também:

Australian Open define horário de estreia de João Fonseca e Bia Haddad
Nishikori do inferno ao céu: “No ano passado pensei que não ia voltar a jogar”
Sabalenka se diz contra regra inovadora no Australian Open e explica porquê

Na segunda ronda, Bia Haddad vai encarar a russa Erika Andreeva (86ª), que venceu a experiente Saisai Zheng (ex-top 40 e atual 681ª) por 6-1 e 7-6(6). A brasileira lidera o confronto direto por 2-0.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.