Bia Haddad perde oitava seguida e Brasil não tem mais chances de ir ao Finals da BJK Cup

Por Bruno da Silva - Abril 11, 2025
bia haddad bjk cup
Marcelo Leão/CBT

Bia Haddad (17ª da WTA) chegou a ter uma quebra de vantagem no terceiro set, mas perdeu nesta sexta-feira (11) para Jessica Bouzas Maneiro (69ª) no segundo jogo do confronto Brasil x Espanha pelos qualifiers da Billie Jean King Cup, em Ostrava, na Tchéquia.

A brasileira perdeu a oitava seguida em 2025, desta vez com parciais de 6-3, 4-6 e 6-4, em 2h12. Este foi o primeiro duelo entre Bia Haddad e Bouzas Maneiro.

A paulista teve um ótimo início, vencendo 12 dos 15 primeiros pontos e abrindo 3-0, mas os problemas dos últimos meses retornaram. Depois disso, Bia Haddad passou a cometer muitos erros e viu Bouzas Maneiro se recuperar rapidamente, anotando 6-3, em 40 minutos.

O segundo set teve menos altos e baixos, e as duas confirmaram o saque sem grandes problemas na maioria dos games, mas a brasileira conseguiu uma quebra de 0-40 no sétimo game e não deixou mais a vantagem escapar, fazendo 6-4, em 41 minutos. Foi o primeiro set vencido pela brasileira desde 9 de fevereiro (derrota por 2 a 1 para Magdalena Frech, em Doha).

A parcial decisiva começou com uma quebra a favor da brasileira, que, porém, não conseguiu segurar a vantagem e chegou a ver a espanhola sacar em 4-2, antes de voltar para o set devolvendo o break e igualando o marcador em 4-4. Quando serviu em 4-5, Bia teve 30-0, mas Bouzas Maneiro venceu os quatro pontos seguintes e assegurou o triunfo.

Leia também:

Capitão da Argentina relembra polêmicas com o público sul-americano e critica Rune e Zverev
Alcaraz revela maior erro na temporada e explica o que precisa mudar para o saibro
[VÍDEO] Amadores enfrentam profissionais em Monte Carlo e surpreendem com desempenho

Como Laura Pigossi perdeu mais cedo para Sara Sorribes Tormo e o Brasil havia sido derrotado pela Tchéquia por 2 a 1 na quinta-feira, a seleção não tem mais chances de ir à fase final em Shenzhen, na China, em setembro.

Um jogo de duplas vai fechar o confronto. As jogadoras inicialmente escaladas são Bia Haddad/Luisa Stefani x Cristina Bucsa/Sorribes Tormo. O grupo B se encerra neste sábado (12) com o duelo entre Espanha e Tchéquia.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.