Bia Haddad Maia não resiste à agressividade de Ostapenko e cai em Miami

Por Marcela Linhares - Março 25, 2023
haddad maia miami
Divulgaçãp/Miami

Nesse sábado (25), Bia Haddad Maia enfrentou Jelena Ostapenko pela quarta vez na carreira e mais uma vez segue sem conseguir vencer a letã. Com as parciais de 6-2, 4-6 e 6-3, Ostapenko venceu a brasileira e avançou no WTA 1000 de Miami. Por vaga nas oitavas de final do torneio norte-americano, enfrenta quem passar entre Claire Liu e Martina Trevisan.

Depois de um início tranquilo com Bia e Ostapenko confirmando os respectivos primeiros games de saque com tranquilidade, foi a brasileira que começou incomodando o serviço da adversária. Em game de sete igualdades, Bia teve dois break points, mas não conseguiu aproveitar e viu a letã confirmar o serviço. Na sequência, foi Ostapenko que incomodou o serviço da brasileira e conquistou a primeira quebra do jogo com um belo forehand na paralela. Seguindo agressiva, a letã seguiu pressionando a Bia e conquistou mais uma quebra no último game após dupla falta da brasileira, fechando assim o primeiro set por 6-2 em 38 minutos.

Ostapenko já começou o segundo set precisando salvar quatro break points no primeiro game. Com muita categoria, a letã seguiu firme e confirmou o saque com ace. No terceiro game, Bia voltou a pressionar o saque da adversária e conseguiu uma quebra de saque pela primeira vez na partida com uma winner de devolução. Seguindo a constância e contando com uma Ostapenko mais errática, a brasileira conseguiu uma nova quebra para aumentar a vantagem no placar para 4-1. A parcial contou com mais uma quebra de serviço pra cada lado, Bia se viu sacando para o set em 5-2, mas perdeu o serviço de zero com dupla falta. Tendo mais uma oportunidade de tentar liquidar a parcial, a brasileira precisou salvar break point e, com ace, fechou em 6-4 e forçou a definição contra a letã para o terceiro e último set.

Por conta da política de calor, o jogo ficou interrompido por 10 minutos entre o segundo e terceiro set. Seguindo o embalo, Bia conseguiu quebrar Ostapenko e, vencendo oito dos 11 primeiros pontos disputados, abriu 2-0 no placar. Administrando a vantagem, a brasileira chegou a abrir 3-1, mas viu a letã vencer os cinco últimos games da parcial e liquidar a partida na primeira oportunidade.

Bia volta em quadra ainda nesse sábado para disputar a sua partida de estreia em duplas ao lado da mexicana Giuliana Olmos. A dupla da brasileira é a sétima cabeça de chave na competição e enfrenta Marie Bouzkova, que disputou Doha e Dubai ao lado da Bia nessa temporada, e Daria Kasatkina.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.