Bia Haddad desperdiça vantagem e perde de virada na final em Cleveland

Por Bruno da Silva - Agosto 24, 2024
bia haddad cleveland 2024
Divulgação/WTA

Bia Haddad, número 23 do mundo, teve um início fulminante, com um set e quebra de vantagem, mas perdeu a final do WTA 250 de Cleveland, nos Estados Unidos, neste sábado (24).

Cabeça de chave 1 do torneio, a brasileira foi surpreendida pela dona da casa McCartney Kessler (98ª da WTA), que venceu o primeiro título na carreira aos 25 anos com parciais de 1-6, 6-1 e 7-5, em 2h07. Esta foi também a maior vitória da americana em termos de ranking até hoje.

A brasileira dominou o primeiro set, vencendo em apenas 28 minutos. Kessler começou bastante agressiva, mas Bia foi muito bem na defesa nos dois primeiros games e minou a confiança da norte-americana. Dominando no serviço e aproveitando a falta de consistência da rival, a brasileira passou rápido pela parcial, sem grandes ameaças e cometendo apenas dois erros não forçados (contra oito da adversária).

Bia iniciou o segundo set com nova quebra e, no segundo game, salvou três break points após sair perdendo por 0-40… mas foi quebrada no quarto. Depois disso, a maré virou totalmente. Kessler se encheu de confiança, enquanto a brasileira passou a errar mais e se mostrar cada vez mais frustrada. A estadunidense perdeu apenas seis pontos nos cinco games seguintes e rapidamente devolveu o 6-1.

Leia também:

Swiatek alivia pressão no US Open: “Minhas expectativas não estão tão altas”
Sinner demite fisioterapeuta e preparador físico cinco meses depois de teste positivo
US Open 2024: veja a chave masculina completa

No terceiro set, Bia foi a primeira a quebrar, abrindo 3-1, mas uma chamada controversa no game seguinte — quando ela tinha 30-0 — entrou na cabeça da brasileira temporariamente, e Kessler buscou o 3-3. As duas trocaram confirmações de serviço a partir daí até o 11º game, quando a americana assumiu a dianteira do placar e não desperdiçou a chance de servir para o título na sequência.

Esta foi a sexta final de Bia na carreira, a primeira desde novembro do ano passado, e ela foi vice pela terceira vez. Com a derrota, ela perde a chance de retornar ao top 20 antes do US Open. Já Kessler, que não havia vencido nenhum jogo em chave principal de WTA até esta semana e somou suas três primeiras vitórias sobre tenistas do top 50 na carreira, vai disparar para o 63º lugar do ranking.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.