Barty e o assunto do momento: «Ter pressão é um privilégio absoluto para mim»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 2, 2021
Foto: EPA

A saúde mental e a questão da pressão que os jogadores têm sobre os seus ombros é o tema do momento no ténis. E no desporto em geral, na verdade. Ashleigh Barty foi questionada sobre a sua visão em relação ao tema, mas também sobre a pressão que Novak Djokovic enfrenta para conquistar os quatro títulos do Grand Slam, isto depois de ter visto fugir as hipóteses de arrebatar um Golden Slam inédito no ténis masculino.

“Obviamente, todos os tenistas têm que lidar com diferentes sentimentos e pressões no court. Acho que Novak está numa liga acima da minha, basta ver aquilo por que está a lutar este ano: ganhar os quatro Grand Slams da temporada, algo que ninguém conseguiu desde Rod Laver. Aquilo por que está a lutar é algo muito especial, mas é muito difícil comentar o que ele estar a sentir. Ter pressão é um privilégio absoluto para mim. Quando és atleta e estás num ambiente stressante, pode ser angustiante, mas também eufórico, e há que saber encontrar esse equilíbrio para chegar ao limite”apontou.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt