Australiano Peter McNamara faleceu vítima de cancro

Por José Morgado - Julho 21, 2019
mcnamara

Peter McNamara, australiano que foi um dos melhores jogadores de pares do início dos anos 80,com a conquista de três títulos de Grand Slam ao lado do compatriota Paul McNamee (altura em que foi igualmente top 10 de singulares), faleceu este domingo, aos 64 anos, vítima de cancro na próstata.

O australiano celebrizou-se nos últimos anos pelos seus trabalhos de qualidade enquanto treinador: ajudou Grigor Dimitrov na transição dos juniores para os seniores, foi preponderante na entrada de Matthew Ebden no top 100 mundial e mais recentemente levou a chinesa Qiang Wang até ao top 20 do ranking WTA. Deixou de trabalhar com a chinesa somente depois do Australian Open, precisamente devido a complicações de saúde, que resultaram na pior consequência possível.

Nas últimas horas têm-se multiplicado as mensagens de condolências e homenagem ao australiano, que é recordado como alguém que deixou a sua marca também pelas qualidades humanas que possuía.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt