Australian Open: Saiba tudo sobre o torneio e onde assistir

Por Patrícia Oliveira - Janeiro 7, 2020
Australian-open

Com o início de uma nova temporada no mundo do ténis, os amantes desta modalidade vão poder voltar a acompanhar vários torneios e os seus tenistas preferidos. A 108.ª edição do primeiro Major do ano, que decorre em terras australianas, vai acontecer entre 20 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020, no Melbourne Park.

O que é o Australian Open?

O Australian Open é um dos quatro Grand Slams no circuito profissional de ténis. Inicialmente realizado no último mês do ano, tornou-se no primeiro grande torneio da temporada em 1987.

Este Major conta com a presença dos melhores tenistas da atualidade e grandes prémios, tanto a nível de pontos para o ranking como prize-money.

Anteriormente realizada nos relvados de Kooyong, a competição joga-se em piso rápido desde que se mudou para Melbourne, em 1988.

Formato

Relativamente aos quadros, sistema de pontuação e regras, o Grand Slam divide-se da seguinte forma:

Singulares Masculinos – O quadro principal conta, inicialmente, com 128 jogadores. Incluindo 16 qualifiers e 8 wild cards. Os encontros são disputados à melhor de cinco sets.

Singulares Femininos – O quadro principal conta, inicialmente, com 128 jogadoras. Incluindo 12 qualifiers e 8 wild cards. Os encontros são disputado à melhor de três sets.

Pares Masculinos – Quadro composto por 64 duplas e disputado à melhor de três sets.

Pares Femininos – Quadro composto por 64 duplas e disputado à melhor de três sets.

Pares Mistos – Quadro composto por 32 duplas e disputado à melhor de três sets.

O torneio conta ainda com quadro de singulares e pares em cadeira-de-rodas e juniores.

Pontuação

O sistema de pontuação para o ranking, garante pontos aos tenistas que cheguem até à segunda ronda do quadro de qualificação. Os pontos são distribuídos de igual modo nas duas vertentes: singulares e pares.

Vencedor Finalista Semifinalista Quartos-de-final R16 R32
Masculino 2000 1200 720 360 180 90
Feminino 2000 1200 780 430 240 130

Onde assistir?

Devido à diferença horária, os encontros serão transmitidos durante a madrugada, em Portugal. Poderá acompanhar, diariamente, através do canal Eurosport.

Podes acompanhar os encontros da 108.ª edição do Australian Open, através da livestream da bet.pt!

Patrícia Oliveira