ATP Tour vai deixar de ter juízes de linha em todos os torneios a partir de 2025

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 28, 2023
MILAN, ITALY – NOVEMBER 06: Hawkeye Live is seen during Day One of the Next Gen ATP Finals at Fiera Milano Rho on November 6, 2018 in Milan, Italy. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

Os juízes de linha vão ser ‘descontinuados’ no ATP Tour a partir de 2025. O anúncio foi feito pelo organismo que gere o ténis masculino, com a adoção em definitivo do Electronic Line Calling Live em todos os torneios. Esse sistema já se pode ver em grande parte das provas, mas agora vai passar a ser global no que ao ténis masculino diz respeito.

“Esta mudança serve para otimizar a eficácia e a consistência em todos os torneios, courts e superfícies, tanto no quadro principal como nas fases de qualificação. A decisão foi suportada por uma pesquisa extensiva”, pode ler-se no comunicado do ATP Tour.

O organismo explica ainda que, com esta alteração, chega também o acesso a ainda mais dados sobre a performance dos tenistas, para que haja cada vez mais análises e meios de trabalhar cada jogador.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt