ATP Tour chega a acordo com Taça Davis para formarem parceria inédita

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 12, 2022

Depois do ‘conflito’ entre Taça Davis e ATP Cup, duas provas de seleções que estavam separadas por seis semanas, eis que o ATP Tour e a ITF chegaram a acordo para trabalharem juntos precisamente na Taça Davis. A notícia é avançada pela BBC, que garante que essa colaboração faz com que a mais importante competição de seleções fique com o seu espaço mais do que seguro no calendário internacional.

Desta forma, com o fim da ATP Cup, a Taça Davis terá três semanas distribuídas pelo ano: a ronda de qualificação, a fase de grupos e as Davis Cup Finals. No entanto, segundo a mesma fonte, ainda não haverá pontos para o ranking a serem atribuídos, embora isso esteja em cima da mesa para edições futuras.

Tudo isto enquanto a Tennis Australia está a ultimar os detalhes para anunciar a nova competição mista que irá substituir a ATP Cup, a fazer lembrar a Hopman Cup. Trata-de da United Cup, espalhada por várias cidades australianas durante 11 dias e que serve de preparação para o Australian Open. Essa prova dará pontos para o ranking nos encontros de singulares.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt