ATP de São Petersburgo com Sousa, Elias e ainda… transmissão no Eurosport
Este fim de semana, as atenções estão totalmente viradas para a eliminatória da Taça Davis entre Portugal e Eslovénia, mas logo depois da luta pela permanência no Grupo I da zona euro-africana o ténis continua no circuito principal. Entre 21 e 27 de setembro, o ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia, realiza a sua 20.ª edição e conta com João Sousa e Gastão Elias, tendo transmissão em direto no Eurosport 1.
“É com muito prazer que regresso a São Petersburgo, um torneio que gosto muito de jogar e me traz boas recordações. O ano passado joguei a final contra o Raonic, no culminar do que foi uma excelente semana. Estou com muita vontade de regressar e fazer um bom torneio”, admitiu Sousa, número um português e 34.º do Mundo, que na época transata esteve muito perto do título, cedendo apenas em três partidas para Raonic.
Já Elias, número dois nacional e 61.º da hierarquia, vai fazer a sua primeira participação no evento russo. “Será um torneio complicado, mas prometo dar o meu melhor, sem pensar em resultados. Depois de participar na Taça Davis em terra batida o mais importante é adaptar-me o mais rápido possível às condições do piso rápido”, sublinhou o lourinhanense que, tal como Sousa, defende as cores portuguesas em Viana do Castelo.
A cidade de São Petersburgo é conhecida pelas centenas de edifícios históricos muitíssimo bem conservados e por uma mistura de arquiteturas. Com este pano de fundo, o torneio começou em 1995, ano em que o russo Yevgeny Kafelnikov levantou o troféu. Marat Safin ganhou dois títulos de forma consecutiva nos anos 2000 e 2001 e Andy Murray foi o único outro jogador a conseguir a proeza de ser bi-campeão, nos anos 2007 e 2008.