ATP prepara mão mais pesada para quem for condenado por conduta antidesportiva

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 5, 2022

Os primeiros meses da temporada ficaram marcados por várias situações alarmantes no ténis masculino. Alexander Zverev Nick Kyrgios foram dois dos tenistas que estiveram no centro de ações que levaram a que fossem castigados por conduta antidesportiva, mas a verdade é que quem repetir as suas ações pode passar bem pior. É que a ATP está a preparar mudanças nos regulamentos para ficar com a mão mais pesada.

“Com efeitos imediatos quando seguimos para a fase da terra batida, as equipas de arbitragem da ATP foram alertadas para ter uma postura mais estrita a julgar as violações do Código de Conduta. Também estamos a rever o Código, bem como os processos disciplinares, para garantir as penalizações apropriadas e a tempo parra violações sérias e jogadores reincidentes”, escreveu Andrea Gaudenzi, segundo a Reuters.

O líder da ATP mostrou-se revoltado com as atitudes que mancham a modalidade e promete que vai estar muito atento. “Nos primeiros três meses da época viemos uma frequência pouco usual de incidentes de alto perfil a envolver a conduta antidesportiva. Estes incidentes fazem o nosso desporto parecer mal. A conduta afeta todos e envia a mensagem errada aos nossos fãs, especialmente os mais jovens”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt