ATP 500 de Viena tem um court secundário… no meio da cidade e a 20km do principal

Por José Morgado - Outubro 27, 2023

Habitualmente, os torneios do circuito ATP são disputados todos no mesmo clube ou recinto, com os courts de competição próximos uns dos outros, mas esse não é o caso do ATP 500 de Viena. Na capital austríaca, o court central está localizado no Wiener Standhalle, um dos maiores recintos multiusos da cidade, mas o segundo court de competição situa-se no centro histórico da cidade, em cima de uma pista de gelo que ao longo do ano serve o Clube de Patinagem no Gelo de Viena.

É possível comprar bilhetes somente para este court secundário, o Glaubandich Court, que incluem ainda acesso à pista de gelo e a pipocas gratuitas, oferecendo uma experiência totalmente distinta de um torneio de ténis normal. O tipo de público presente neste court — muitos mais turistas — é também por isso totalmente distinto daquele que aparece no palco principal da competição.

“O objetivo é atrair um tipo de audiência distinto. Como num restaurante, quero que as pessoas que estão no centro da cidade apareçam e vejam alguns dos melhores tenistas do Mundo sem compromisso e sem ter de organizar o seu dia todo em função do torneio. Vêm e se gostarem voltam, provavelmente para o court central e já com outro propósito. É um conceito distinto”, assegurou Herwig Straka, diretor do torneio.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com