Aos 35 anos, Roger Federer continua a… bater recordes. Quer ver?

Por admin - Janeiro 29, 2017

Roger Federer consolidou no Open da Austrália o seu estatuto de lenda vida com a conquista do 18.º título do Grand Slam. E, aos 35 anos, o veterano suíço não se cansa de bater recordes, dando cada vez mais certezas àqueles que o consideram o melhor jogador de todos os tempos. Hoje, escreveu mais história, ao colocar um ponto final a cerca de cinco anos de jejum em eventos deste nível.

Com a vitória numa final histórica diante do seu arquirrival Rafael Nadal em Melbourne, Federer registou o seu 100.º encontro disputado no Open da Austrália, tendo iniciado o seu percurso australiano em 2000, batendo na altura o número 38 do mundo na primeira ronda, Michael Chang. Um número do qual se pode orgulhar, mas não mais do que deste: 18.

Já são 18 os títulos do Grand Slam que soma no seu palmarés e, aos 35 anos, ainda deve ser mais saboroso erguer um troféu depois de seis meses sem competir devido a lesão. Pois bem, outros recordes se registam, uma vez que o helvético tornou-se no mais velho jogador a conquistar um torneio do Grand Slam na Era Open desde o australiano Ken Rosewall em 1972… aos 37 anos.

Mais números? Roger Federer, ao abraçar o quinto troféu de campeão na Austrália, soma agora pelo menos cinco títulos em três das quatro provas maiores do calendário profissional. Só em Roland Garros é que ainda não conseguiu chegar a esse número, tendo sido “apenas” campeão na temporada de 2009 ao rubricar a vitória na final diante do sueco Robin Soderling.

Por falar em vitórias… Federer também está na lista de recordes quando falamos em triunfos sobre jogadores do top 10 mundial. No Open da Austrália, e a caminho do título, o suíço superiorizou-se perante Tomas Berdych, Kei Nishikori, Stan Wawrinka e Rafael Nadal, e tornou-se o primeiro tenista a derrotar quatro jogadores do top 10 ATP no mesmo torneio do Grand Slam desde… Mats Wilander, em Roland Garros de 1982.

E se continuarmos a falar de vitórias… Sabe há quanto tempo Roger Federer não derrotava Rafael Nadal num torneio do Grand Slam? Há praticamente… 10 anos. Desde Wimbledon de 2007 que o suíço não conhecia o sabor da vitória frente ao maiorquino. Mas conheceu hoje. E foi especial. O ténis que o diga.