Antigo treinador de Federer revela o que o deixa rendido a Alcaraz e não é pancada nenhuma

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 13, 2024

Carlos Alcaraz vive um grande momento na sua carreira, depois de ter conquistado Roland Garros pela primeira vez. Todos se têm mostrado rendidos ao jovem espanhol, até mesmo Severin Luthi, antigo treinador de Roger Federer, que faz um retrato impressionante e promissor de Carlitos.

RENDIDO A ALCARAZ

É incrível o que fez. Ainda só tem 21 anos, é incrível. Depois do terceiro pensei que o Zverev ia ganhar, sinceramente. Tinha a impressão de que estava mais forte, mas enganei-me uma vez mais. É incrível que com a sua idade já tenha três Grand Slams. É uma loucura.

Leia também:

 

TREINO COM FEDERER

Era quando o Carlos ainda era júnior. Lembro-me de Ferrero nos dizer que era bom. Nesse momento já era muito bom, mas já ter uma grande carreira é incrível. Eu sou muito prudente com os prognósticos. Sou alguém que achava impossível que se superasse os 14 Grand Slams de Sampras e agora temos três que chegaram aos 20. É preciso ter alguma sorte, mas também depende de outros jogadores. Veremos o que fará na sua carreira mas, por agora, é incrível. O futuro parece brilhante.

O QUE MAIS O IMPRESSIONA

Não sei é quem bate mais forte na bola, mas o que mais me impressiona é a sua paixão. Tenho a ideia de que vive tudo, adora o que faz. É muito importante a boa educação, ter os pés na terra, que é o que mais me impressiona nele, não tanto a sua direita, que também é incrível. Se nos centrarmos no jogo, o mais importante é quão completo é. Há 20 ou 30 anos, os espanhóis só jogavam na linha de fundo com spin. Ele tem um grande serviço, bons vóleis, joga bem do fundo, mexe-se bem.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt