Antigo top 10 deixa conselho aos jovens: «Quanto mais longe das redes sociais melhor»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 21, 2024

Juan Mónaco deixou a sua marca enquanto tenista, ao ser um jogador extremamente aguerrido que chegou a estar mesmo dentro do top 10. Agora está envolvido com a Sport Summa, agência de representação de tenistas, sendo que há uma missão muito evidente: alertar para os potenciais perigos das redes sociais.

“Hoje em dia o jogador é muito mais responsável pelos seus fracassos, então tentamos ajudá-lo nessa direção. Por exemplo, ao afastá-los das redes para não dependerem tanto do que se diz por lá, embora os patrocinadores peçam para estarem visíveis durante os torneios. Tentamos evitar que consumam esse mundo virtual irreal, que vivam um pouco mais a vida real, treinando e estando no court para competir”, afirmou ao portal Clay.

Leia também:

 

Mónaco considera que é mesmo preciso ter cuidado. “São ferramentas muito válidas, mas se olharmos para trás vemos muitos campeões com problemas nas redes sociais devido ao que os haters fazem. A Naomi Osaka, por exemplo. Todo esse desgaste gera dano psicológico que é difícil de gerir para um jogador jovem. O nosso conselho para esta geração é que quanto mais longe das redes sociais melhor. Quanto mais tempo passes a meditar, a treinar, a descansar e a partilhar tempo com a família e amigos, melhor vais competir”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt