Antiga promessa brilha aos 28 anos e bate Sakkari rumo aos ‘oitavos’

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 20, 2023

Lin Zhu tem agora 28 anos e ocupa o 87.º posto do ranking WTA. Outrora foi uma grande promessa chinesa, mas nunca conseguiu corresponder às expectativas. Bem, até agora. É que Zhu brilhou para derrotar Maria Sakkari e carimbar o passaporte rumo aos oitavos-de-final do Australian Open.

A asiática resistiu numa batalha com os parciais 7-6(3), 1-6 e 6-4, mas a verdade é que o terceiro set até podia ter sido bastante mais simples. Por duas vezes teve pontos para ficar com um duplo break de vantagem, mas chegou mesmo a ficar a perder por 4-3. A reação? Três jogos seguidos para selar a vitória.

Assim, Lin Zhu intromete-se numa metade superior alucinante, que só tem cabeças-de-série além dela própria e que conta com cinco campeãs de Grand Slam. O seu próximo desafio será o duelo com Victoria Azarenka.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt